quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Poder do toque!


Não existe assunto que mais amo...
O contato físico tem um poder bem mais amplo que o de tratar lesões musculares, por exemplo, com um bom massagista. Além de aliviar o estresse e a ansiedade, o contato físico tem efeitos positivos no crescimento, na respiração, nas ondas cerebrais, na freqüência cardíaca e até no sistema imunológico, ajuda no combate às doenças.
Vivemos uma época de relações superficiais, influenciadas tanto pela televisão e pela internet quanto pelo enclausuramento e pela exclusão social.
O problema é que as pessoas se tocam cada vez menos rs, a primeira ligação emocional de uma criança é construída a partir do contato físico com os pais, base de seu futuro desenvolvimento emocional e intelectual.
Na adolescencia necessita de se auto afirmar, ter a certeza que está traçando um caminho correto, quanto mais recebemos carinho nessas fases nos tornaremos velhos mais seguros ou seja menos sensíveis.
De todas as lembranças que trago comigo da infância uma me vem a mente com muita frequencia, lembro-me de minha mãe lavando meus cabelos, penteando e no final já estava sonolenta, quando deitava na cama e olhava minha irmã preparando minha super mamadeira, depois sentava ao meu lado, me acariciava o rosto e com os olhos turvos de sono eu descansava.
Ahh deitar no colo e receber cafuné, abraço apertado, beijo prolongado, mãos dadas, dividir o mesmo banco da praça tomando sorvete.
Desde pequena sempre fui a favor do toque fisico, porque dalí saberia quem eram as pessoas que podia ou não confiar engraçado né? Apenas por um abraço posso sentir o coração da pessoa.
Cresci ouvindo você é muito carente rs...nossa toda hora quer mimos...
Confesso q na infância forjei doenças e dores estomacais só pra ganhar sopinha e mais atenção.
Essas eram as unicas vezes que podia ver os olhos voltados pra mim, afinal sou oriunda de um lar que as demonstrações afetivas não eram muito presentes.
Talvez por isso de tanta carência rs, mesmo sendo criança e não sabendo nada sobre a vida, nem mesmo que a física, a biologia enfim todas as ciências me apoiavam e confirmavam minhas sensações.
Taí sempre fui muito coração, sensação, a criança que sonhava ter poderes, como toda criança rs, imaginava saber em alguns momentos até mais que os adultos que de tão auto confiantes perderam a essência de muitas coisas.
Algo dentro de mim dizia que um abraço, uma palavra bem dita poderia aplacar o furor de qualquer ser humano, por fim a guerras, e recomeçar relacionamentos falídos.
Eu sabia de tudo isso, mas como uma criança não sabia verbalizar de forma convincente. Não tinha em meu vocabulário palavras que tocassem o fundo dos corações petrificados.
Na verdade hoje pouca coisa mudou na cabeça das pessoas, elas se julgam conhecedoras da verdade, da cura mas ainda preferem traçar rotas mais extensas e mais custosas.
Afinal porque abraçar, despõe de tempo né?
Porque ouvir? É doloroso...
Porque sentar do lado de um idoso e se alimentar de histórias confortantes? Sou tão esperto...
Ouvir uma criança de maneira alguma o que pode ela me acrescentar?
Consultar a esposa ou o marido antes de tomar uma importante decisão?
Deus concedeu ao homem inteligência, carisma, amor, paixão...o poder de tocar e transmitir tudo isso, mas nos dias de hoje ele ainda gasta tempo sendo áspero e frio.
Eu acredito no poder do toque, se o poder da palavra já trás existencia o que não existe, o que não fará o toque?
Talvez seja eternamente tachada como carente, mas defenderei minhas idéias sempre rs, porque sei o que amor pode nos causar, sei que pode nos tornar seres humanos melhores, mas também sei os danos que a falta desse jesto pode causar em uma pessoa aff!
Se puder, pratique agora, pronuncie uma palavra de carinho, um elogio, abrace, beije, ou apenas lance um olhar de amor.
Seu problema hoje pode ser resolucionado de maneira bem mais simples do que imaginava, talvez não precise se deitar no divã, ou tomar florais...você tem a cura hoje... então use seu poder... o de tocar!!

Nenhum comentário: